15 de setembro de 2013

Dos livros às bilheterias de cinema


Durante o processo de nosso curta-metragem, usaremos como apoio o livro: “Sergio Y. vai a America”, de Alexandre Vidal Porto (como já foi dito em postagens anteriores). As obras literárias de grande sucesso que causam grande apreço pelo público, na maioria das vezes, quando transformadas em filmes, são rejeitadas pelos admiradores dos livros. Essa diferença de apreciação é causada pela falta de tempo e espaço em que um longa possui, ou seja, nos livros tudo é muito mais detalhado, causando muito mais emoção na hora da leitura.
O autor Nicholas Sparks é um romancista norte-americano que já produziu 19 livros, sendo destes, 9 adaptados em filmes. Tendo o primeiro livro mais famoso “Diário de uma Paixão”,  de 1996, se adaptando em filme em 2004. Todas suas histórias são diretamente relacionadas a romances, com dramas de conflitos familiares. O filme conta a história de um jovem casal que se apaixona nas férias de verão, mas ele como sendo pobre não é aceito pela família da moça.
"Diário de uma paixão"

Grande sucesso das livrarias e das bilheterias foi a saga “Crepúsculo”, de Stephenie Meyer, que com a história de vampiros e lobisomens, os quais conquistaram principalmente adolescentes de todo o mundo.  Outra obra da escritora, também adaptado, foi “A Hospedeira”, que conta a história de outros “seres” dentro do ser humano.
"Crepúsculo"
Livros de ficção e aventura compões este cenário de filmes também. Como vemos no filme “As Aventuras de Pi”, de Yann Martel, onde o garoto Pi se encontra em apuros dentro de um barco pequeno no meio do mar com alguns animais selvagens, tentando sobreviver. A maior parte do tempo, o personagem passa com o tigre, o qual ele tem sempre que despistá-lo para conseguir alimentos que estão dentro do barco.
"As aventuras de Pi"
O diretor Peter Jackson adaptou o livro “ O Hobbit – uma jornada inesperada”, de John Ronald Reuel Tolkien, que antecede a obra também produzida por Jackson: “O Senhor dos Anéis”. O Hobbit é uma espécie de anão que consegue passar despercebido por outros, tendo Bilbo Bolseiro como o principal hobbit. Bilbo gosta de lugares calmo e sossegados, até que Gandalf o convida para uma aventura, ir atrás de um tesouro roubado por um dragão.


"Hobbit"


Produção: Expressio Motus Produções
Texto: Karen Okuyama
Edição: Rafaela Bez
Imagens: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário