17 de maio de 2013

O Expressionismo Alemão de Tim Burton

O Expressionismo Alemão da década de 20 é caracterizado pelo jogo de sombras e luzes, outra característica marcante é o exagero das características dos personagens, com muitos detalhes. Um exemplo é do famoso filme Nosferatu (1922), onde o personagem tinha suas mãos desproporcionais como uma expressão forte de exagero de características. Raphael Bittencourt, professor de Direção de Fotografia no curso de Cinema do Centro Europeu, explica que a luz no Expressionismo Alemão é usada com um elemento de composição, criando atmosfera e profundidade. “As formas exageradas e distorcidas eram ainda mais enfatizadas pelo uso de eixos de luz tão exagerados quanto elas, isso tudo visto por câmeras geralmente paras, mas posicionadas em ângulos diversos e inesperados”, afirma. 


As características do movimento são encontradas em diversos filmes de terror, onde podemos citar a Bruxa de Blair (1999) e até mesmo na trilogia “O Grito” (2002, 2006 e 2009).

Johnny Depp faz a voz de Victor e Helena Carter a voz da noiva
Mas quando se fala em Expressionismo é impossível não pensar em Tim Burton. O diretor carrega em todos os seus filmes traços específicos do movimento. É fácil lembrar do filme Edward Mãos de Tesoura (1990) ou então dos grandes detalhes das feições dos personagens de Sombras da Noite (2012). Mas são nas animações de Tim Burton que o Expressionismo fica evidenciado. Em seu primeiro curta-metragem, Vincent (1982), Burton deixou a sua marca. “Nesta animação, todas as características que serão desenvolvidas com o decorrer da filmografia de Burton já aparecem: a fotografia é extremamente contrastada, os ambientes são claustrofóbicos e macabros, a maquiagem e o figurino ajudam a compor a visão do personagem. O garoto que protagoniza o filme atua de maneira reservada, ou seja, mínima. O diretor opta por uma maior expressividade interior, criando uma aura característica.”, afirma Lucas Murari, em sua tese sobre “O Expressionismo Alemão e suas múltiplas derivações americanas” para a Faculdade de Artes do Paraná (FAP). 

As características usadas em Vincent voltam a aparecer em O Estranho Mundo de Jack (1993), A Noiva Cadáver (2005) e em seu último trabalho, Frankenweenie (2012) que é um remake do filme feito em 1984. Os detalhes dos personagens, a iluminação, a maquiagem e o clima fúnebre que o diretor utiliza, já são características marcantes de Tim Burton. Outra característica do diretor é na escolha dos atores para os seus personagens, Johnny Depp já trabalhou como personagem principal de oito filmes de Tim Burton e Helena Bonham Carter, que além de ser esposa de Tim Burton, já trabalhou em seis filmes do diretor.




Produção: Expressio Motus Produções
Texto: Leticia Duarte
Edição: Rafaela Bez
Imagens: Divulgação 

Um comentário:

  1. correto, claro.
    seria bacana tentar identificar em outros filmes e diretores.

    ResponderExcluir