2 de maio de 2013

"Depois de Maio"

Diretor muito benquisto pela crítica e pelo público dos principais festivais de cinema da Europa e da América do Norte, o francês Olivier Assayas entrega em abril de 2013 a obra cinematográfica "Depois de Maio" (Aprés Mai), retomando a temática apresentada em seu primeiro trabalho, "Água Fria" (1994), abordando as revoluções culturais e políticas intensamente procuradas e buscadas pela juventude estudantil francesa na década de 70.


A história se passa em Paris no ano de 1971 e relata à trajetória do ajudante de pintor Gilles e seus amigos, Alain, Jean-Pierre e Christine. Os quatro possuem envolvimento com a política estudantil, disseminando ideias revolucionárias e anarquistas, mas precisam se afastar da cidade onde vivem, iniciando uma jornada ao mesmo tempo coletiva e individual em busca de conhecimento, de ideias, de inspirações e de aprendizados.

 
Depois de Maio é o primeiro filme do ator Clément Métayer
Principal personagem da trama, Gilles é um jovem que amadurecerá sutilmente ao longo dos 122 minutos de filme. Ele é apaixonado pelo cinema, forma de arte utilizada na obra de Assayas para calorosos debates entre os movimentos esquerdistas, que caracterizam "a sétima arte" como um recurso de manipulação burguês, rechaçando essa linguagem, pois ela seria usada pelo "inimigo" como forma de divulgação de ideias contra o seu movimento. 


A obra também pode ser considerada autobiográfica, uma vez que em sua juventude Assayas também se engajava na política estudantil e, assim como o protagonista, foi criado com um pai roteirista de televisão.

A dupla François-Renaud Labarthe e Eric Gautier, de "Na Natureza Selvagem" (2007), é responsável pela reconstrução da época e pela fotografia do filme, auxiliando na estrutura solta e sem arcos de personagens, diferente de uma trama convencional. Cenas de nudez que valorizam a proximidade das pessoas ajudam a mostrar o caráter sensível e libertário que o filme quer passar. Não há um aprofundamento na vida pessoal dos personagens, mas sim em suas buscas por identidade, passando por relacionamentos afetivos, mudanças de amizades e de ideologia. A ideia não é mostrar o resultado final deste processo, mas como ele é conduzido pelos envolvidos.

"Depois de Maio" é, em sua essência, uma grande viagem pelo desejo de experimentar sensações e emoções novas, sentimentos bastante valorizados na juventude. A política e o papel do jovem como vetor das mudanças sociais são utilizados como plano de fundo para uma trama que quer deixar claro que saber o que cada um quer ser ou se tornar em sua vida não garante saber todas a etapas deste processo. No final, os desvios encontrados no caminho para esse descobrimento acabam por ser o melhor aprendizado.





Estréia: 26 de abril de 2013 (2h 2mim)
Direção: Oliver Assayas
Participação: Clément Métayer, Lola Creton, Félix Armand
Gênero: Drama
Nacionalidade: França

Produção: Expressio Motus Produções
Texto: Marcos Garcia
Edição: Rafaela Bez e Rodolfo Kovalski
Imagens: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário