21 de abril de 2013

O impacto educacional do cinema na infância

O conceito de infância se tornou presente a partir da idade moderna, quando a criança passou a ser vista como um ser social, de respeito, com suas características e necessidades. Um ser pleno em construção da sua identidade, cabendo para isto a intervenção pedagógica para conhecer e construí-la de forma lúdica e criativa, pois é assim que a criança se conhece e se constrói. Vale-se ressaltar que ser criança e ter infância são situações diferentes. Segundo a educação pedagógica, a infância acontece somente quando a criança é tratada como um ser de direitos.

A televisão, os desenhos animados e os filmes tendem a construir o imaginário da criança, focando em aspectos ilusórios e fantasiosos, como Conto de Fadas e Super-heróis. Mas afinal, por que são estes os temas retratados nas imagens cinematográficas? Qual é o objetivo central de se fazer um filme focado no ilusório?

Marta Pego, pesquisadora na área de produção cênica e co-formadora da oficina de produção audiovisual e animação infantil do Ponto de Cultura, diz que o cinema é feito como algo educativo e “bonito”, para que as crianças recebam uma formação pronta e já “mastigada”, impedindo elas de utilizar a reflexão. “As animações mais educativas são pouco vistas pela maioria da população infantil, pois elas exigem um pouco mais de atenção para o que está sendo transmitido, além de competir com as grandes produções de animação comercial, que chegam à maioria dos cinemas”, ressalta.

Personagem principal do filme The Lorax

Pego também cita a falta de incentivo para que as crianças tenham acesso a outras produções, que possam mostrar outras possibilidades de reflexão, além do próprio processo de produção cinematográfico. “A educação de se 'fazer cinema' também é importante, pois desde a criação de um roteiro até a produção e construção do produto, tudo deve ser previamente pesquisado e analisado, sempre se questionando: isto é de grande formação ao público infantil?”, diz. Ainda segundo ela, um novo olhar sobre a produção do cinema, faria com que as crianças também tivessem um novo olhar sob o que está sendo ofertado.

A Agência Expressio Motus entrevistou 20 crianças, de 05 à 09 anos, de ambos os sexos, entre os dias 14 e 19 de abril . Quando questionadas sobre o que mais desejariam ser, levando em consideração filmes já assistidos, constatou-se que as crianças tendem à assistir filmes que possuem grande poder publicitário e de grande influência internacional, como as grandes produções da Walt Disney Studios e DreamWorks Animation, e que 95% delas referem-se à filmes de fantasia. Os resultados apresentados foram que, de 10 meninos entrevistados, oito desejariam ser algum super-herói, como Batman e Homem-Aranha, e outros dois desejariam ser personagens de filmes de ação. Já entre as meninas o resultado foi mais evidente. De 10 garotas entrevistadas, nove gostariam de ser princesas modernas, que ganham roupas, sapatos, objetos de consumo pessoal e tem o seu 'final feliz' . Apenas uma desejou ser uma heroína para combater o mal.

Olisia Neves Lopes, mãe de um menino, de seis anos, cita que seu filho era fissurado em filmes de super-heróis modernos e tramas de ação. Ao perceber o comportamento violento e imperativo da criança, a mãe começou a analisar sua programação. “Percebi que ele assistia filmes violentos e sem grandes reflexões. A partir desse momento, troquei o método, mostrando pra ele filmes mais educativos”, diz. Segundo Olisia, uma das primeiras animações indicadas ao filho foi o filme “MIAU”, de Lothar Barke, a qual conta a breve história de um gato, que bebia apenas leite, como um gato comum, mas ao ser induzido a beber refrigerante, torna-se viciado na bebida. “Além de ser um filme extremamente lúdico, a reflexão que é encaminhada junto ao filme é de grande ênfase. No início ele não entendeu muito bem, mas após assistir diversas vezes junto comigo, ele passou a gostar do filme e também a indicá-lo aos colegas”, conta.

Segundo a pedagoga e pesquisadora na área de educação e imprensa pedagógica, Talita Giovana da Silva, há filmes para diferentes faixas etárias e cada filme pode desenvolver diferentes reações na criança. “Um filme ideal deve conter aspectos que ajudem na formação psicológica, social e cidadã da criança, apresentando aspectos ecológicos, boas maneiras, cuidar do próximo, relações familiares e educação alimentar”, ressalta. Um bom exemplo é o filme "The Lorax", de Chris Renaud e Kyle Balda, que trabalha a questão ecológica de uma maneira lúdica e ao mesmo tempo educativa.

Produção: Expressio Motus Produções
Texto: Leticia Duarte
Edição: Rafaela Bez
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário