4 de abril de 2013

A influência cinematográfica sobre o jovem

A trilogia de Christopher Nolan foi um sucesso de bilheteria em todo mundo, com os filmes, Batman Begins (2005), The Dark Knight (2008) e The Dark Knight Rises (2012). Conhecido no Brasil como Batman – O Cavalheiro das Trevas, o final da trilogia ficou marcado com o ataque que chocou o mundo. No dia 20 de julho de 2012, em uma sessão lotada do filme, na cidade de Denver, estado do Colorado, um jovem mascarado invadiu a sala de cinema e atirou contra os espectadores, durante a exibição do filme, deixando 12 mortos e 40 feridos. O estudante de medicina, James Holmes, de apenas 24 anos, entrou vestido de "Coringa" durante uma sessão lotada, e segundo especialistas, estava emocionalmente transtornado, chegando a acreditar que era o próprio personagem da ficção.

Ministério Público dos EUA pedirá pena de morte para James Holmes
Outro jovem de 21 anos, Christopher Sides, também foi a um cinema vestido de “Coringa”, mas foi logo preso, por motivos avulsos a este. O fato ocorreu em Melbourne, Flórida, apenas dois meses após o ocorrido em Denver. 

Esta influência que o cinema possui sobre os jovens não é um problema contemporâneo, muito pelo contrário. Jovens, crianças e adolescente já possuem propensões a serem mais facilmente influenciados por fatores externos à seus costumes, seja pela televisão, cinema, mídia, internet ou círculos de amigos. Por estarem em construção de caráter, os jovens muitas vezes acabam tomando certas atitudes que não correspondem a sua personalidade, para ser aceito a algum círculo social. “O cinema pode até influenciar em alguma atitude do jovem, mas não será unicamente responsável por atitudes extremas, como um sujeito que entra num cinema e sai atirando, por exemplo. Se o indivíduo teve uma educação "boa", será capaz de interpretar as situações demonstradas no cinema como ficção”, ressalta a psicóloga Maria Tereza Saciotti.

O filme ganhou o prêmio "Audience Award" na categoria de Drama
É evidente que nem todas as influências são negativas. A bailarina de 19 anos, Flavia Pereira, conta que o filme “Happy Thank You More Please” (2010, Josh Radnor), filme que conta a história de Sam Wexler (Josh Radnor), escritor nova-yorkino, que encontra um garoto perdido e o leva para a casa, a partir deste ponto, o desenrolar do roteiro leva a trama a varias direções e, sempre frisa que você deve a ser feliz todos os dias, sempre repetindo as palavras: "Feliz, obrigado. Mais por favor". “O filme leva você a sempre procurar o lado bom da vida, e desde que o assisti, no começo de 2011, adquiri o hábito de sempre repetir esta frase, principalmente em dias não tão bacanas”, conta Flavia, que desde muito pequena sempre teve o hábito de assistir a vários filmes, influenciada por sua mãe, fã de filmes drama, suspense e policial.

Veja também a primeira parte da matéria, produzida por Rafaela Bez. 

Produção: Expressio Motus Produções
Texto: Harianna Stukio
Edição: Leticia Duarte
Imagem: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário