7 de março de 2013

Era uma vez, o início do cinema

O cinema foi inventado no fim do século XIX, inicialmente visto apenas como um auditório provido de uma tela onde se projetam as imagens por meio do aparelho cinematográfico. É um meio de expressão onde há uma relação imagem-movimento, que pode servir ao desenvolvimento de uma história, de ordem narrativa, psicológica, filosófica, política e social. O cinema é um dos veículos mais poderosos de propaganda, sendo esta direta ou sub-reptícia.
May Irwin e Jhon Rice em O Beijo (1896)
Até 1927, o cinema era mudo. Mas isso não quer dizer necessariamente que não havia sons. Apenas não havia a fala dos personagens. Eles sempre utilizavam uma música de fundo, geralmente uma orquestra. Hollywood lançou o primeiro filme falado, The Jazz Singer (O Cantor de Jazz).


A Invenção da fotografia preparou o caminho para que o cinema viesse com as imagens fixadas em filme. Em 1832, o físico belga Joseph Plateau realizou a “recomposição” do movimento em aparelho que chamou de henakistoscope.

Os franceses dizem que os inventores foram os irmãos Louis e Auguste Lumière. Eles fizeram a primeira exibição pública de “fotografia animada”, no dia 28 de dezembro de 1895. Já para os americanos, a glória da invenção é de Edison, que antes de Lumière, fez alguns espetáculos em fita para seu kinetoscope. Neste ano, Lumière exibiu gratuitamente um programa iniciado com Sortiedes usines Lumière (Saída das Fábricas de Lumière). Ficou lotada a primeira plateia com 35 pessoas.

Em 1913 é que se avivam as linhas de evolução do cinema, com o aparecimento de Cabiria, obra de Pastrone e com a colaboração de Gabrielle D’Annunzio. Durante a I Guerra Mundial, nos EUA houve uma expansão extraordinária do cinema, com Mack Sennett, Chaplin, Thomas H. Ince e Cecil b. Demille. O cinema americano deixou de ser dono do mercado mundial ao terminar a guerra. Mas ao mesmo tempo, outros cinemas como o da Suécia também se notabilizaram, com os diretores Victor Sjostrom e Mauritz Stiller.

Após um grande período industrial e artístico, em 1945, quando acaba a II Guerra Mundial, surge o movimento neo-realista com "Roma, cidade aberta", de Roberto Rossellini. Também vieram a ser notados depois da reabertura dos Festivais de Veneza e Cannes, o cinema do México, pela dupla Emilio Fernéndez – Gabriel Figueroa (Maria Candelária, A Pérola), e do Japão, este com Akira Kurosawa, KenjiMizoguchi e Teinosuke Kinugasa.


Em sequência, uma série de fotografias de um dos pioneiros da cinematografia, Eadweard Muybridge (1887)

Produção: Expressio Motus Produções
Texto: Karen Okuyama
Edição: Harianna Stukio e Marcos Garcia 
Revisão: Leticia Duarte e Rafaela Bez
Fotos: Divulgação

Um comentário:

  1. quem é marcio garcia?
    o texto precisa ser mais trabalhado. melhorar a redação.
    algumas informações não são dos primórdios, o que é a proposta da atividade.

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